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TRADE MARKETING

No universo B2B (business to business) o mercado é muito competitivo então você precisa ter uma estratégia para promover e ter um volume de vendas maior do que seus competidores, principalmente quando estamos falando sobre a indústria do consumo. Está dentro da esfera de marketing e venda e suas ações estratégicas são alinhadas de acordo com a necessidade do seu negócio. É uma estratégia com foco em promover o contato entre o consumidor final e o fabricante através dos canais de distribuição. Os canais de distribuição têm como objetivo disponibilizar os produtos nos pontos de venda o mais rápido possível. O trade marketing auxilia na manutenção do relacionamento com seus principais contatos de suprimentos. Quando bem planejado, os canais chegam a promover sozinhos seus produtos pois estimula uma maior aproximação dos consumidores, gerando oferta e demanda constante.


Pra começar, precisamos entender a diferença entre consumer (usuário/consumidor) e shopper (comprador):


 O Shopper pode estar comprando para uso próprio e exercer o papel de consumidor, porém as pessoas se comportam de maneira diferente quando representam esses 2 papéis. São fatores importantes para considerar em uma estratégia de venda.


MARKETING X TRADE MARKETING

O trabalho da equipe de marketing envolve a criação, novos lançamentos, embalagens, campanhas de divulgação e lançamento entre outras funções que já conhecemos. Porém, para que esse produto chegue até o fabricante ele precisa pensar nos canais de distribuição e como melhorar o contato entre o fabricante e o canal de vendas. O fabricante sem o distribuidor não tem a capacidade de chegar ao consumidor final com a mesma força. E as Vantagens? Essa prática já é aplicada há mais de 20 anos e ainda sim é fundamental e traz muitas vantagens

Presença de mercado

Criando uma boa relação o mercado, uma exposição estratégia de produtos e boas ações no ponto de venda, você conquista um espaço no mercado e grande visibilidade. Isso impacta na frequência que seu produto/serviço é visto no momento da compra.

Visibilidade

Assim como dissemos logo acima, todo trabalho de trade marketing bem executado resulta em maior visibilidade. Mesmo que a pessoa ainda não conheça seu produto, ela considera a compra pois seu produto está bem posicionado.

Vendas, vendas e mais vendas

Essa estratégia é benéfica para os dois lados, tanto para o ponto de venda, varejista, fabricante e o produtor pois ela ajuda a aumentar o volume de vendas. Quanto maior a oferta de produtos mais estímulo para o consumidor.

Constrói relacionamentos

O trade facilita a tomada de decisão pois expõe ofertas e está logo ali, na frente do consumidor. O contato com o produto traz uma experiência sensorial para ele, estimulando ainda mais Então diferente da compra online que possui muitas vezes frete e prazo de entrega, a compra pode ser feita de maneira imediata.

As estratégias de trade marketing estão aí para justamente aumentar a visibilidade da marca e fazer a empresa crescer. Porém é importante ressaltar que é uma segmentação da área de marketing voltada para vendas, funcionando como complemento, facilitando o acesso do consumidor final aos produtos.

O SPC Brasil realizou uma pesquisa revelando que 52% dos brasileiros fazem compras por impulso e os supermercados são os estabelecimentos com maior probabilidade de estimular esse comportamento, trazendo 34% das compras por impulso. Isso mostra que o trade marketing é uma ótima oportunidade para muitos segmentos no mercado. Espero que estejam gostando do nosso conteúdo aqui no blog da XPNC. Por hoje é só, continue acompanhando. Até a próxima 😉!

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