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STORYTELLING

Se pensarmos bem, todo mundo gosta de uma boa história. Seja quando éramos pequenos ou hoje no famoso happy hour.

Nós possuímos diversas histórias pra contar como : onde você nasceu, a origem do seu nome, seu passado, seu presente. As histórias nos inspiram e trazem um sentimento de identificação ou até mesmo um desejo de passar pela mesma experiência. O storytelling é um grande aliado para a forma que nos comunicamos ao longo dos anos. A palavra é a junção dos termos story (história) e telling (contar), de uma maneira bem resumida : contar histórias. É uma ferramenta muito utilizada no marketing.


O QUE É STORYTELLING?

Como dissemos logo acima, storytelling é a arte de contar histórias de uma forma relevante, onde todos os recursos audiovisuais são mesclados com palavras. É mais uma estratégia de persuasão que influencia negócios e tornam sua marca uma referência no mercado.

Storytelling aplicado ao Marketing

Essa ferramenta tem muito destaque pela eficiência em criar uma narrativa que traz proximidade entre uma marca e seu consumidor final. Essa ligação é muito mais emocional pelo fato do consumidor se identificar com os valores expressos - “Poxa, eu também penso assim” ou “Eu também já passei por isso”. Podemos usar diversos recursos para criar essa narrativa como texto, imagem, som, vídeo, etc.

A relevância criada torna a marca mais humanizada, impactando de maneira positiva na mente das pessoas. Hoje estamos não estamos buscando apenas a compra de um produto ou serviço, estamos mais interessados na experiência que vamos ter com isso. Quanto mais inspiradora for a história, maior é a conexão com o público.

Todos desejam fazer parte de algo, de um grupo, de uma comunidade, é uma característica nativa dos seres humanos.

Se você tem um e-commerce, uma empresa, um negócio local ou um negócio digital você precisa aplicar as estratégias de storytelling. Com ele, você alcançará um melhor engajamento com sua comunidade e com a sua autoridade de negócio trará credibilidade podendo estender em áreas como lançamento de um produto novo, uma mudança em um serviço ou até mesmo na sua comunicação de marca.

Relevância

Mesmo que seja possível contar uma linda história através de um texto, hoje conteúdos visuais e sociais são praticamente obrigatórios em todos os canais de comunicação. Comunicar uma mensagem hoje é um grande desafio, um bom uso do storytelling pode fazer a diferença na hora de atrair a atenção do público desejado, seja online ou offline.

O desafio é contar a história que vai impactar sua audiência.

Para criar narrativas que sejam realmente relevantes você têm que se colocar no lugar de muitos gigantes do mercado que com certeza são experts nesse assunto de contar histórias. Eles utilizam muito bem os princípios do Storytelling e distribuindo essa história de maneira coerente para cada um dos canais de comunicação utilizados (transmídia). Aqui vai alguns princípios que podemos utilizar para uma bela história:


Cheetos tubo: volta de sabor querido por brasileiros irá para cem sortudos (Cheetos/Divulgação) 2018


  • Entenda seu público - paixões, gostos, características, desejos são insumos para você construir um bom engajamento com seu alvo.

  • Seja impactante - você não precisa criar uma personagem pra isso, uma mensagem emocionante pode ter um ótimo resultado também. No caso da Nike, por exemplo, a mensagem é ‘Just do it” - apenas faça, vá em frente e dê o primeiro passo, um incentivo para que você faça o que deseja, conquiste seus sonhos. Já com o Chester Cheetah, garoto propaganda do salgadinho Cheetos, foi criado um personagem com características, estilo, gosto e uma personalidade moderna. O mascote da marca atingiu seu ápice em 2009 quando estrelou um comercial durante o intervalo do Super Bowl.

  • Envolva seu público - seja feedbacks, vídeos , fotos dos seus clientes com seus produtos. Tudo que possa envolver o consumidor na história da marca, mostra a importância deles na jornada de crescimento do negócio.

  • Criatividade - use e abuse. Quanto mais criativo, mais interação.

  • Call to action – mesmo que já utilize uma mensagem impactante, é importante que a sua comunicação resulte em uma ação . Mensagens como “Think Different” que a Apple costuma utilizar, são uma excelente forma de encerrar uma mensagem e deixar uma ação para o usuário realizar.


Através do Storytelling, você terá a capacidade de comunicar de uma forma mais humana, coesa e impactante, criando uma ligação verdadeira entre a marca e os seus clientes. Isso só é possível de atingir quando a história que é contada tem um peso e relevância muito grande na tomada de decisão de compra dos seus clientes.

E aí, você já começou a elaborar sua linda história?

Criar uma história que marque milhões de pessoas pode parecer simples mas nem sempre é fácil.

O trabalho começa pela humanização das marcas e dos profissionais pois ter uma relação íntima com cada um deles vai gerar uma boa demanda, valor real e uma comunidade fiel à sua marca. Até a próxima.

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