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ENDOMARKETING

Sabemos que o marketing utiliza muitas estratégias externas e internas. Hoje vamos falar de uma estratégia institucional voltada para ações internas em seu negócio, também chamado de marketing interno.

Possuir uma equipe de colaboradores em sintonia e informados é um ponto forte que as empresas devem ter e é aqui que o Endomarketing entra em cena.


O QUE É ENDOMARKETING?

O endomarketing tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a empresa e o colaborador, atrair profissionais qualificados e reduzir o índice de rotatividade na empresa, retendo-os e mantendo-os motivados através dos canais de comunicação interna. Colaboradores mais engajados ajudam a empresa a aplicar a cultura interna, tornando-os em praticamente embaixadores da organização.

A comunicação interna faz parte da estratégia do Endomarketing e é essencial para que os colaboradores se alinhem não só à organização mas também aos seus objetivos. Os canais mais utilizados são: e-mails, mural de avisos, intranet (rede privada para compartilhamento), jornal interno entre outros.

Agindo de dentro para fora, o marketing interno colabora na construção de uma imagem positiva para empresa prezando, por exemplo, ser um bom lugar para trabalho e melhorando o clima organizacional.

Resumindo, ele é uma ação conjunta entre os Recursos Humanos da empresa e o marketing, pois estuda as necessidades e desejos dos colaboradores.

Recursos Humanos e o Marketing

O endomarketing age para motivar os colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho para eles, por isso, aliada ao RH, desenvolvem uma série de atividades que vão resultar em uma equipe motivada.

As atividades podem ir desde uma pesquisa de satisfação, bonificação por resultado à treinamentos e capacitações.

Benefícios do Endomarketing


Motivação

Em um ambiente confortável e sabendo que suas necessidades importam dentro da empresa, os colaboradores se sentem valorizados . Uma equipe motivada e com o devido reconhecimento trará mais ideias e estará mais disposta a encarar os desafios juntos à empresa, ajudando a completar os objetivos e metas. Aumento da Produtividade Um colaborador satisfeito e que confia na empresa e preza pelo compromisso que ele tem com ela,melhorando a saúde mental e física resultando em mais produtividade.

Valorização

O endomarketing tende a tornar o clima organizacional mais agradável e saudável onde os colaboradores se sentem à vontade e satisfeitos, impactando diretamente na lealdade e compromisso que ele assumiu com a organização. Um colaborador valorizado tende a não deixar a empresa, diminuindo o turnover (índice de rotatividade de funcionários). Agora vamos citar algumas práticas que podem integrar a estratégia de endomarketing dentro da sua empresa.

Comunicação Interna

Assim como dissemos alguns parágrafos acima, ela é essencial para implementar as ações. A comunicação interna dá voz aos colaboradores, não só à empresa. Valoriza cada área da empresa e fundamental para o desempenho dos negócios. Alinhar os propósitos e cultura da empresa entre os colaboradores é uma das principais funções do Endomarketing. O Endobranding é uma tática de gestão e construção da marca feita para os colaboradores,utilizando os canais de comunicação de maneira planejada e organizada, construirá uma imagem positiva para reter e atrair novos talentos.

Palestras e Treinamentos

As palestras acrescentam na formação pessoal e profissional compartilhando mais conhecimento para os colaboradores. Um programa de treinamento também pode ser implementado, seja anualmente, trimestral ou semanal. Essa prática aumenta o nível de engajamento com a organização e impacta diretamente nos resultados, formando até mesmos líderes.

Pesquisa de Satisfação Fazer uma pesquisa de satisfação com os colaboradores é importante para que a organização entenda as necessidades e garanta o bem-estar da equipe. Dessa forma, será possível implementar atividades que melhoram o ambiente de trabalho e transformem de forma positiva a vida dessas pessoas. Peça sugestões e soluções para determinadas situações e se possível coloque-as em prática. Isso demonstra o zelo da empresa pelos interesses dos colaboradores.

Iniciativas de Integração e Eventos

As iniciativas são fundamentais para trazer a equipe para mais perto e fazem com que se sintam parte da empresa. Podem utilizar várias formas de confraternização, desde happy hours à festa de fim de ano, datas comemorativas como dia das mães, dos pais entre outros. Anualmente, seu negócio pode organizar eventos corporativos para reunir seus melhores clientes, compartilhar network, premiar e estimular o contato entre os profissionais. Além dessa integração, é uma oportunidade de colocar em prática também o endomarketing da empresa, demonstrando seu valor.

SUCESSO!


O endomarketing já é uma estratégia conhecida e bem aplicada pelas organizações, no mundo todo. Quando as informações são assertivas e bem planejadas, vemos bons resultados e isso beneficia não só os colaboradores com a empresa também. Assim como os clientes, os colaboradores são uma audiência vital para o sucesso da empresa. Então para que o público externo veja esse sucesso devemos começar internamente, valorizando cada parte essencial e assim manter a engrenagem funcionando de maneira saudável.

E esse foi o assunto de hoje. Você já aplicou ou participou de alguma dessas iniciativas? Já conhecia o termo Endomarketing? Conta pra gente nos comentários.

Obrigada por acompanhar nosso blog e até a próxima! 😊

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