top of page

Vai um cookie aí?

"Os cookies nos permitem oferecer nossos serviços. Ao utilizá-los, você aceita o uso que fazemos dos cookies".


Aquela famosa janela que todos conhecem, onde temos duas opções : aceitar ou mais informações. Não estamos falando daquele biscoito gostoso, os cookies que vamos abordar são pequenos arquivos criados por sites e armazenados no navegador que registram dados sobre nós.

Pra que servem?

Esses dados contém informações que identificam o comportamento do visitante, facilitando a transição de dados entre páginas em um mesmo site ou para personalizar a página de acordo com seu perfil. Geralmente usados na publicidade online por marcas para que possam exibir propagandas e anúncios personalizados.


Resumindo eles possuem 4 funções:

Publicidade: administração de publicidade e anúncios personalizados, como citado acima.

Monitoramento:acompanhamento do comportamento do usuário e registro para mensuração e análise de atividade.

Personalização: como já diz o nome, permite uma experiência personalizada, de acordo com região, navegador, idioma, entre outros.

Técnico: controle de tráfego, identificação de usuário, armazenamento de conteúdo.

Quais os tipos?

Os cookies podem ser permanentes ou de sessão. Os cookies de sessão permanecem no seu navegador de internet até você sair do site, eles identificam problemas e melhoram a experiência de navegação. Já os cookies permanentes, ficam armazenados em seu navegador de internet em seu dispositivo- um computador, celular ou tablet - e são usados sempre que o usuário visitar o site e direciona a experiência de acordo com os interesses do usuário.

Vantagens e desvantagens:


Os uso de cookies sempre foi polêmico pelo armazenamento de informações, muitas vezes confidenciais mas é fato que eles simplificam algumas ações quando navegamos na internet. A publicidade mantém essa ferramenta viva em muitos sites e serviços gratuitos usados atualmente e atribuiu novas aplicações , sendo hoje indispensável para a maior parte de serviços na web.

O google, por exemplo, utiliza os cookies para impedir que o usuário veja um anúncio repetidamente ou para detectar fraude em cliques.

A partir de um estudo calculando a receita gerada pela publicidade com e sem cookies, concluíram que 52% da receita publicitária cai sem o uso do rastreamento de dados. Esse processo não é muito claro para muitos, principalmente relacionado ao seu uso.

Segundo a Panda Security, empresa de cyber segurança, o mau uso está aumentando e os cookies podem ser usados para publicidade direcionada sem seu consentimento, sendo compartilhadas indevidamente com outros sites.

A própria google, publicou mudanças na área de anúncios digitais como alternativas para limitar o rastreamento devido ao uso de cookies. Estão trabalhando com outros grandes nomes no setor para diminuir os danos nas receitas causadas pela limitação de rastreamento, chamada iniciativa Privacy Sandbox.

Com o crescimento de oposição e outras formas de rastreamento digital, as grandes empresas foram forçadas a restringir o uso e seguir o regulamento de leis como a GDPR (legislação europeia de privacidade) e a LGPD do Brasil.

Para saber mais sobre as leis e suas atualizações, clica aqui.

Por hoje é só, até mais!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page