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REMARKETING

O Remarketing é uma técnica de marketing digital para recuperar vendas e aumentar a taxa de conversão de e-commerces.


Sabe quando você entra em algum site de vendas e depois aparecem anúncios do mesmo produtos que se interessou no site? Então, isso é o remarketing.

Algumas pessoas utilizam o termo Retargeting, ambos possuem o mesmo objetivo porém são veiculados em plataformas diferentes. No Google Ads, os anúncios são chamados de retargeting e no Facebook Ads de Remarketing.

Quais são as vantagens do remarketing? Como dito anteriormente, o remarketing tem como objetivo o aumento de conversões. Isso se tem com o pressuposto de que dificilmente o consumidor faz a compra logo na primeira pesquisa. Segundo dados coletados pelo Google Adwords, apenas 3% dos visitantes de um e-commerce fazem conversão imediata. Esse número é ainda menor quando as vendas são complexas, como vendas que precisam de orçamento. Basicamente, ele permite um contato íntimo da marca usando mensagens personalizadas para o consumidor.

Mas onde vemos os anúncios de Remarketing?

Existem muitas plataformas que utilizam o remarketing, as mais conhecidas são : Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Taboola Ads entre outros. Quando visitamos um site de algum anúncio, um cookie armazena essa informação e possibilita que a plataforma te identifique e exiba anúncios do mesmo site em outros que utilizam remarketing.


Como qualquer estratégia, precisamos de um bom planejamento. Precisamos mapear os leads que estão presentes dentro do processo de compra como o reconhecimento da necessidade, a busca de informações, a avaliação de alternativas e finalmente a decisão de compra e a fidelização. Para isso, o remarketing utiliza um sistema de listas parecido com as listas do e-mail marketing.

Integrando o Remarketing e o Inbound marketing

Ao integrar as duas estratégias, é formado um time muito poderoso dentro do marketing digital. Uma das maiores dores do inbound marketing é que uma grande parte dos visitantes não retornam mais para consumir o conteúdo, com o remarketing existe o incentivo aos visitantes para retornarem ao seu site.


Você constrói um relacionamento com o consumidor antes mesmos de efetuar a venda.

Afinal, como é feito o remarketing ?

Como citamos no começo do post, existem diversas plataformas que podemos utilizar para aplicarmos o remarketing. No Google Adwords, por exemplo, existem 2 formas : a rede de pesquisa e a rede de display.

Rede de Pesquisa: os anúncios são exibidos na própria página de pesquisa do google.

Rede de Display: aqui os anúncios funcionam com um grupo de sites parceiros que oferecem um espaço dentro de suas páginas para divulgação dos anúncios pagos.

Os formatos dos anúncio dentro de cada uma das redes é diferente. Dentro da rede de display, podemos utilizar imagens de tamanhos diferentes, na rede de pesquisa o texto é limitado.

A maior diferença entre os dois é que na rede de pesquisa os anúncios são exibidos quando o usuário volta a procurar por um determinado assunto. Já a rede de display mostra os anúncios em sites parceiros mesmo que ele não esteja mais procurando sobre o assunto.

Duas das redes sociais mais famosas também disponibilizam o remarketing: facebook e instagram. Nelas o remarketing funciona similarmente à rede de display, os anúncios aparecem dentro da rede social. Essa estratégia é feita por empresas parceiras, como a Perfect Audience.

Vale a pena ?

Existem diversas razões para um usuário abandonar uma página de vendas ou um carrinho de compras, como necessidade de maiores informações sobre o produto, pesquisa de preço entre outras.

Segundo o site CMO (Adobe), a taxa de conversão de sites não passa de 2%, muito pouco.


Se as chances de converter um lead são tão pequenas, o remarketing é sim um grande aliado.

Ele traz uma percepção de valor e a lembrança da marca gerada pelos anúncios, além de ser uma publicidade personalizada: o custo varia e costuma ser mais baixo pois trabalha com um público que já se interessou em seu produto.

E você, já pensou em investir em remarketing? Conta pra gente aqui nos comentários.

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