top of page

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

As palavras têm o poder de conectar pessoas e espalhar mensagens. E os textos são ferramenta estratégica para a elaboração de redações publicitárias. Desenvolver o conteúdo adequado a cada segmento de público-alvo é extremamente importante para empresas que querem consolidar seu negócio. A profissão de um redator tem muitos desafios. Atualmente as empresas se convencem cada vez mais dos resultados que podem alcançar através da tecnologia, das experiências de marca e do marketing digital, que só em 2016 movimentou R$ 11,8 bilhões, segundo a IAB Brasil.


A comunicação mudou e o conteúdo se tornou um do pilares mais importantes. O conteúdo é sustentação do marketing digital. E o redator (Content Writer) vem se destacando, pois ele é um profissional que precisa conhecer as novas mídias e aplicar todo seu conhecimento para que o conteúdo se destaque no mundo digital e na atualidade.

O que é redação publicitária?

É uma técnica que conceitua campanhas de divulgação, um esforço que envolve todo o processo criativo, do início ao seu fim. O redator publicitário tem a função de criar o conceito de ações de marketing e direcioná-las até a campanha de divulgação.


Na atual era digital, cada vez mais empresas migram para a internet. É um trabalho que deve se adaptar às evoluções e adaptações do mundo virtual.

A redação publicitária para o digital valoriza a interação, chamar a atenção por meio de canais digitais. Deve ser encarada como única e exclusiva ou seja, precisa gerar interesse mesmo em meio a competidores, como as nossas amadas redes sociais.

Não podemos esquecer do nosso SEO (otimização de mecanismos de busca) para que os textos sejam bem indexados em ferramentas de pesquisa (google, por exemplo).

Qual é a diferença entre redator, publicitário e redator publicitário?

Muitas pessoas ainda confundem publicitários, redatores e redatores publicitários. Sim eles possuem diferenças. Vamos conferir as principais de uma maneira resumida:

  • O papel do redator é deixar o entendimento mais claro possível para o leitor.

  • O publicitário elabora propostas e campanhas de venda para serviços ou produtos de uma organização.

  • O redator publicitário cria conteúdos com o intuito de atrair a atenção do consumidor através de textos para tornar propensa a escolha da compra.

Conseguiram entender? Cada um deles possui extrema importância para o planejamento e execução na área de marketing.

Mas onde o texto pode ser veiculado?

O textos assim que aprovados e revisados podem ser veiculados em diversos veículos, como por exemplo:


  • Displays

  • E-mails marketing

  • Flyers

  • Spots de rádio

  • Sites

  • Vídeos

  • Banners

  • Blogs

  • Comerciais de TV

  • Redes sociais


COMO ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO PUBLICITÁRIA?



Para escrever uma boa redação publicitária é necessário prestar atenção em alguns detalhes para a aplicação da técnica.

Expresse-se bem

Conhecemos muitos textos que são longos e repletos de palavras de todos os tipos. Mas, na verdade, a qualidade de uma redação se mede pela capacidade do autor em se expressar. Uma boa redação publicitária é qualificada quando o escritor consegue se expressar usando poucas palavras — o que exige grande habilidade de escrita. Um bom texto é aquele em que as pessoas conseguem entender a mensagem.

Conheça seu público

Já percebeu que esse tópico está presente em praticamente todos os assuntos relacionado ao marketing. Para escrever uma boa divulgação não seria diferente,é necessário conhecer o seu público-alvo. Descubra uma ou mais personas e desenvolva uma redação direcionada para essas pessoas.

Persuasão

Além de todos os pontos citados, a redação publicitária precisa ser persuasiva. Você precisa convencer que os seus produtos ou os seus serviços são essenciais e, com isso, aumentar a procura pelo seu negócio.


Se você chegou até aqui entendeu que a redação publicitária possui alguns segredos, mas um conteúdo bem estruturado e relevante para o cliente é a cereja do bolo. É aquele texto que atrai pessoas, sem poluir com informações desnecessárias.

Obtenha feedback de seus textos ! Escrever é um exercício constante, quanto mais praticar mais vai aprender e evoluir.

E é isso ! Gostaram do conteúdo? Fala pra nós, aqui na caixa de comentários, quais os melhores redatores publicitários para vocês? Até a próxima 😉

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page