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PSICOLOGIA DAS CORES

Quando surgiu?

Os primeiros indícios sobre a psicologia das cores surgiram no comecinho de 1666. Isaac Newton descobriu que quando uma luz branca passa através de um prisma, ela se multiplicava em diversas colorações. Um pouco mais adiante ele entendeu que se as combinasse, o resultado gerava novos tons como o amarelo (combinação entre o verde e o vermelho).

Entretanto a Teoria da Cor que conhecemos, foi criada em 1810 por um alemão chamado Johann Wolfgang Von Goethe. Ele defendia que a cor em si não depende apenas do ambiente e sua luz mas também da nossa percepção de um objeto. Identificar os tons é subjetivo ao olhar de Goethe, mas o efeito das cores é absoluto. Ele inspirou gerações apesar de faltar algumas bases científicas, trouxe a ideia de que, segundo a psicologia humana, o preto é uma cor e não a ausência de cor.

Até que depois de centenas de anos, na sociedade atual, a socióloga Eva Heller trouxe uma das contribuições mais importantes dentro do universo da psicologia, a Psicologia das Cores.

Pessoas que trabalham com artes, design e áreas relacionadas com o uso de cores definem os estudos de Eva como essenciais. De maneira resumida, Eva entrevistou mais ou menos 2 mil pessoas de diferentes faixa etária e profissão. Nos questionários existiam perguntas sobre cor favorita ou o que elas representavam, sua relação com sentimentos entre outros. Ela acabou descobrindo padrões no nosso consciente e construções culturais que variam de acordo com o tempo e a cultura do ser humano.

O que é Psicologia das Cores?

A Psicologia das Cores busca desvendar e compreender o comportamento do ser humano em relação às cores. A área analisa os efeitos de cada cor em cada pessoa e os estímulos altera de acordo com a forma que eles são aplicados.Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las. Segundo Neil Patel, um dos maiores nomes no marketing digital, 85% dos motivos pelos quais você comprou um item específico é devido a sua cor.

Dentro do Marketing, os detalhes relacionados à identidade visual de um negócio, produto ou serviço são importantes pois interferem na percepção da pessoa, podendo ser positiva ou negativa.

Como existem muitas possibilidades, se uma cor pode causar uma boa impressão em um determinado produto, ela pode não funcionar para outro. Por isso a psicologia não é vista como uma ciência exata, a percepção de cada pessoa é única, além de suas experiências e outros fatores.

Guia Emocional: Psicologia das Cores



Mas qual o impacto da psicologia das cores em uma marca?

Entender as tendências de mercado e como sua marca vai se posicionar é extremamente necessário e a psicologia das cores impacta quase que diretamente nestas questões pois precisam estar passando a mensagem certa para seu público.

Seu negócio precisa se atentar também pelas preferências do seu target quanto às cores, pois elas estimulam da maneira certa quando precisam decidir sobre uma compra e também indicam o status e confiança da sua marca.

Ao lado vemos um guia emocional e algumas logomarcas de exemplo.

As Cores e suas Sensações

Vamos conhecer as principais cores e quais sensações elas trazem?

O Amarelo

Essa cor geralmente remete a um aviso de atenção ou destaque de alguma informação. Também pode trazer uma sensação de iluminado , otimista.

O Laranja

O laranja tem um papel pouco dominante, por estar próximo de duas cores: o amarelo e o vermelho. Pode ser usado como uma cor divertida pois transmite excitação e competição. Produtos infantis usam muito o laranja.

O Vermelho

Essa cor é muito potente e simbólica. Pode ser vista usada em promoções pois estimula ação ou em situações de urgência e “pare” como os faróis vermelhos de trânsito. Traz sensações como desejo, energia ou fome. Um exemplo é o nosso bom e velho McDonald’s.

O Lilás

O lilás ou violeta é associado à tecnologia e à ciência, ao mesmo tempo em que o é ao ocultismo, à fantasia e à magia. Historicamente o violeta foi muito associado ao poder e à nobreza.

O Azul

O azul é muito usado e não é à toa. Ele traz sensações de confiança e paz ou algo calmo, capaz de estimular a criatividade. O azul claro traz uma sensação de limpeza assim como a cor verde, já o escuro traz a sensação de confiança por ser mais sóbrio.

O Verde

Talvez a conexão de cor mais intuitiva seja o verde. É a cor do meio ambiente, ecologia e natureza. Muitas marcas cujos produtos lidam com o meio ambiente utilizam o verde. Algumas empresas de energia adotaram o verde para evocar o respeito pela natureza e pelo meio ambiente.

O Cinza

A cor cinza significa neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção. Por ser uma cor neutra, o cinza não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar. Como não tem uma carga emotiva, é frequentemente caracterizada como uma cor enfadonha e sem movimento.

Mas que relação a psicologia das cores tem com os consumidores?

O marketing precisa seduzir as pessoas logo de primeira e quando pensamos nisso logo associamos com as emoções. Sabemos que cada um tem sua preferência e opinião mas é indiscutível que as cores influenciam na decisão, pois elas têm o poder de alterar o nosso humor. A cromoterapia é um exemplo de método onde as pessoas recebem tratamento através da aplicação de cores.

No mundo dos negócios existem muitos que ainda não entendem a quantidade de benefícios que teriam se aplicassem esse tipo de recurso, principalmente quando alinhamos nossas estratégias com a área de design. A identidade visual e o posicionamento da sua marca precisam transmitir as informações com clareza e eficácia para o público alvo.

E com isso abrimos espaço para um crescimento de marca, confiança, conversão de vendas e a fidelidade dos seus consumidores.


Conclusão

A partir deste artigo conseguimos entender que cada cor traz um significado atrelado. Se seu negócio souber aplicar será uma grande estratégia. Como toda estratégia, precisamos ter um bom planejamento, descubra o que funciona bem para você e seu público.

O uso preciso das cores pode fazer total diferença na composição de uma mensagem visual, visto que cada cor pode produzir muitos efeitos, tanto positivos quanto negativos.


Por isso afirmamos a importância de entender um pouco sobre o tema e a influência do uso das cores não só no mundo dos negócios como no dia-a-dia.

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