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PLANO DE MARKETING

Você sabe o que é um plano de marketing? Qual o objetivo desse tipo de planejamento? Acompanhe nosso post de hoje pois vamos contar 5 passos para criar um.

Bom , um plano de marketing nada mais é do que um documento bem detalhado contendo informações sobre a estratégia de uma marca, produto ou serviço.

O plano serve como ferramenta de gestão com uma visão macro , os insights e oportunidades de maneira clara,ajudando a minimizar os impactos na trajetória até um determinado objetivo.

Todas as ações e decisões que o negócio toma ( dando certo ou não), devem ser registradas no plano de marketing e ser coerentes com a realidade atual do mercado que atua, incluindo tendências e o posicionamento do seu negócio dentro desse mercado.

Pelo fato de representar o posicionamento do seu negócio, precisa estar alinhado com a visão, missão e os valores dele.


Agora vamos conhecer cada um eles?

Passo 1 - Análise de Mercado

Não importa o segmento em que atua, o posicionamento de seu negócio exige um entendimento sobre seu nicho de mercado.

Faça a nossa famosa Análise SWOT - Strengths, weaknesses, opportunities and threats (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, lembram?). As forças e fraquezas remetem às características internas do seu negócio, já as oportunidades e ameaças se referem aos fatores externos.


Por exemplo, se seu produto é considerado superior com relação aos seus competidores, é uma vantagem competitiva, uma força. Por outro lado , se seu produto faz parte de um mercado saturado ou possui uma equipe com pouca experiência, é considerado uma fraqueza.

Em seguida, descreva qualquer oportunidade externa que você possa rentabilizar, como um mercado em expansão para um de seus produtos. Não esqueça das ameaças, como mão de obra escassa, por exemplo.

Esse passo define a empresa, seus produtos ou seus serviços, seu diferencial de mercado e para isso você precisa conhecer seu público alvo. E aqui avançamos para o próximo passo.

Passo 2 - Defina seu público alvo Conhecer as necessidades do seu consumidor é uma grande ajuda na hora de decidir o que você pode oferecer.

Aqui você descreve suas prospecções através de dados demográficos - idade, gênero, localização geográfica - até mesmo estilo de vida. Seu consumidor é inovador ou conservador? Tradicional ou moderno? Introvertido ou extrovertido?

Se você atua no segmento de empresa para empresa - B2B ( business to business) - você pode definir seu público alvo se baseando no tipo de negócio, tamanho da empresa, localização geográfica, ou qualquer outra característica que os categoriza em possíveis prospecções.

Isso servirá de referência para seu plano de mídia e futuras campanhas.

Passo 3 - Defina suas metas e objetivos.

Faça uma pequena lista de objetivos, mensuráveis, para que você tenha consciência de que pode atingi-los.

Ao criar essa lista, pense da seguinte forma:

Seja específico: você possui grandes chances de atingir um objetivo se ele é específico. Arrecadar R$10.000 até o final do ano, por exemplo. Seja otimista: pagar as contas não é muito inspirador quanto adquirir uma segurança financeira. Seja realista: comece com pequenos passos como aumentar seu faturamento em 20%. Assim que alcançar esse objetivo, você pode pensar em objetivos maiores.

Objetivos de curto e longo prazo: objetivos de curto prazo são atingíveis em um período de semanas à um ano, já os objetivos de longo prazo levam de cinco, dez, até vinte anos. Ambos devem ser realistas.

Passo 4 - Táticas de pesquisa de mercado Esse passo é a essência de seu plano de marketing. Um bom plano de marketing foca em prospecções em todos os estágios do ciclo de venda.

Algumas táticas de marketing, como publicidade, relações públicas e marketing direto são ótimos para alcançar prospecções frias ( poucas possibilidades de compra). Prospecções quentes ( grandes possibilidades de compra) vão responder melhor em contato através de email, live marketing entre outros.


Descreva suas principais estratégias e inclua as táticas que você usará para alcançar clientes em potencial a qualquer momento do seu ciclo de vendas. Qual mídia seu público-alvo tem acesso para obter informações sobre seus produtos e serviços? Identifique seu mix de marketing ideal.

Passo 5 - Defina seu Orçamento

Você precisará separar uma porcentagem de seu lucro bruto para seu orçamento anual de marketing.

Claro que ao abrir um negócio é possível que você precise utilizar algum fundo, empréstimo ou financiamento. Sem problemas, basta ter em mente que é um investimento para o crescimento de seu negócio e existem estratégias para todos os tipos de orçamentos, dos mais altos aos mais enxutos.

Caso seu plano de marketing exceda seu orçamento, reavalie suas táticas e adapte até obter uma maneira acessível. A ideia é manter o marketing vivo, alinhando aos objetivos de crescimento da empresa a longo prazo e entender os custos da estratégia em si.


Planejamento Indispensável!

Através desses 5 passos, ficou claro que é indispensável esse planejamento para chegar cada vez mais próximo do sucesso. Seja paciente, com um bom planejamento os resultados virão de maneira natural. É isso, gostaram? Já aplicaram algum desses passos no plano de marketing do seu negócio? Conta pra gente nos comentários. Até a próxima.

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