top of page

OUTBOUND MARKETING

Outbound marketing é um termo utilizado há muitos anos pelos profissionais da área e nada mais é que uma estratégia de prospecção ativa, você procura identificar os perfis de clientes potenciais e planeja uma estratégia para abordá-los. Diferente do marketing inbound onde a prospecção é passiva.

O tradicional marketing outbound está mais presente em seu dia a dia do que imagina, ele investe em formatos de publicidade que interagem com o possível cliente como aquela ligação de telemarketing que nem todo mundo gosta (acontece!), aquele e-mail marketing que você recebe com ofertas de seus produtos preferidos ou até mesmo naquele anúncio do Youtube de alguns segundos antes de visualizar um vídeo. Estes são apenas alguns exemplos, podemos citar também:

  • Facebook Ads, Google Adwords e similares

  • Links Patrocinados, Banners, Pop Ups.

  • Flyers, Mala Direta

  • Propagandas na Televisão, Rádio ou em canais online.

  • Mídias OOH (out of home)

Ele também é conhecido como marketing de interrupção, as empresas utilizam as ferramentas citadas acima e outras técnicas que de alguma maneira interrompem a rotina do público para passar a informação desejada.

Pontos Fortes do Outbound Marketing

Por utilizar um contato direto, ele pode ser muito mais decisivo no momento da compra, os clientes são atraídos de maneira rápida. Além da abordagem impessoal onde as técnicas utilizadas são mais valorizadas em mercados tradicionais ou como chamamos de B2C (business to customer).

Basicamente, toda estratégia outbound pode trazer bons resultados se ela for relevante e planejada para atingir o público certo.


A prioridade dele é a divulgação da marca ( produtos e serviços) em todos os portais de comunicação disponíveis (onde caiba o orçamento, é claro), o ROI (retorno sobre o investimento) é mais rápido por ser mais direto.

Ele é facilmente mensurável. Analisando bem os dados e informações como comportamento do cliente, a tendência é que as taxas de conversão atinjam bons níveis e em consequência coleta amostras em menos tempo baseadas em dados qualitativos e quantitativos

Você tem uma maior liberdade de escolha, afinal o responsável por entrar em contato é você. Isso traz a oportunidade de traçar um público-alvo mais assertivo.

Outbound Marketing 2.0 Por ser um processo mais invasivo onde muitas pessoas acabavam rejeitando , houve uma remodelação do outbound marketing tradicional, sendo nomeado com Outbound Marketing 2.0.

A forma de abordar os clientes é mais focada e baseada em uma estratégia pré-estabelecida. A empresa não vai atrás de qualquer comprador, e sim em perfis que realmente possam ter benefícios reais com a solução que você vai oferecer. Ainda sim, nesse novo modelo, ele continua sendo um marketing de interrupção porém com uma proposta de valor maior e mais qualificada. A estratégia Outbound 2.0

A estratégia outbound possui alguns processos para atingir o cliente em potencial, sua empresa precisa se preparar em alguns deles, vamos entender quais são?


ROI a curto prazo

O retorno sobre investimento costuma ter um tempo menor, com já citado anteriormente, mas isso depende do mercado e da situação econômica no momento, por isso fazer um estudo de mercado e uma análise SWOT são precauções. Investimento Como ele demanda um valor maior de investimento ( devido aos formatos de mídias disponíveis e suas tabelas de preço). Ele é indicado para empresas B2C pois o foco é justamente no volume de vendas e não no preço do produto. Sempre planeje muito bem, tenha planos A, B, C, todos de acordo com o seu orçamento disponível.

Defina bem sua Persona

Saber com quem você irá se comunicar facilita na escolha de pontos como : abordagem, frequência, linguagem. Procure entender as necessidades do seu público e procure entregar a melhor solução à ele. Com o discurso e comunicação corretos você possui mais chances de conversão.

Qualifique seus Leads

Nós sabemos que nem todos os leads que geramos em uma campanha vão acabar virando clientes, muitas vezes sua empresa não é o que eles procuram. Conscientize o cliente e desenvolva argumentos que o convença de que você é o que ele precisa no momento e no mercado.


Mas afinal, vale a pena investir?

Muitas pessoas pensam que investir em outbound significa investir apenas em mídias offline, mas atualmente existem muitos meios online, já que existem muitas ferramentas de automação à nossa disposição. Hoje se tem muitos indicadores que podem ser utilizados para melhorar o processo de vendas de qualquer empresa. Resumindo :

  1. Você direciona sua venda para um público mais assertivo

  2. Reduz o tempo gasto com leads frios.

  3. Aumenta seu ticket médio (Ticket médio é um indicador de performance de vendas. A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em um compra (como o valor impresso no ticket de um supermercado, por exemplo)

E aí, o que você acha desse tipo de estratégia? Você utiliza na sua empresa? Comenta para nós quais foram os benefícios que o marketing outbound trouxe para seu negócio. Por enquanto ficamos por aqui, continue acessando nosso blog para saber mais e aprender com a gente. Até a próxima!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page