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MARKETING HUMAN TO HUMAN

Muitas vezes nos pegamos pensando : será que seremos substituídos por inteligências artificiais ? Hoje mais do que qualquer outra coisa acreditamos que não seria possível, sabe por quê?


O seres humanos são movidos por emoções, anseios, conexões e estímulos. Isso não pode ser feito apenas por máquinas, são pessoas interagindo com pessoas. As ferramentas e máquinas foram criadas para facilitar nosso cotidiano.

Com esse pensamento surgiu o termo marketing H2H, human to human, de humano para humano. A internet tem um grande papel nesse assunto, ela abriu portas para milhões de vozes e deixou o cliente e as empresas mais próximos, conectados. Philip Kotler já dizia que as empresas devem tratar seus clientes como “seres humanos completos (coração, mente e espírito)” e não apenas potenciais compradores.

O QUE É MARKETING H2H?

O marketing H2H é o marketing que engaja, fideliza e envolve muito mais os clientes em todo o universo da marca. Reduz os gastos com divulgação em médio e longo prazo. Como dito anteriormente, o objetivo dele é a identificação dos valores e desejos pessoais do cliente, com ser humano e não apenas um número.

Mas e o B2B e B2C? Qual a importância do h2h para seus negócios?

No decorrer dos anos, estratégias online ou offlines foram direcionadas para o Business to Business (b2b) e Business to Consumer (b2c). A deficiência dos planos estava na falta de humanização nos processos de compra e venda, o alcance do h2h é muito maior e seu resultado tende a aparecer mais rápido.

Lu, a persona da Magazine Luiza é uma das aplicações certeiras de um bom marketing humanizado.




No final das contas todos os negócios são feitos entre pessoas, o que muda são os objetivos, seja B2B, B2C ou H2H. Não estamos aqui para complicar o assunto trazendo mais siglas. De maneira resumida, B2B são negociações de empresa para empresa e B2C entre empresas e pessoas físicas.

Assim como Kotler já afirmou, seres humanos possuem emoções e as empresas não. Por isso é importante centralizar as estratégias e ações de sua empresa em valores humanizados. O marketing human to human (h2h) é importante para garantir que todas as suas ações alcancem o melhor resultado possível, afinal são humanos se conectando com humanos. Como qualquer relacionamento, falhas acontecem . Todo ser humano entende que um resultado de sucesso necessita de muitos testes e que erros também fazem parte da jornada. Dicas:

  • Redes Sociais

O H2H está diretamente relacionado ao social. As mídias sociais são canais ótimos para gerar relacionamento, leads e até mesmo pesquisas como as preferências, necessidades e a linguagem adequada.

  • Atendimento personalizado

Clientes, pessoas físicas ou jurídicas querem ser valorizados e apoiados. Antecipe suas necessidades, ajude a solucionar um problema dele utilizando ferramentas de CRM( "Customer Relationship Management" - Gestão de Relacionamento com o Cliente).

  • Empatia

Esse comportamento faz com que seu cliente saiba que a empresa o entende. A empresa se coloca no lugar do consumidor e isso pode abrir portas para que grandes negociações sejam feitas. É importante ouvir e saber o que as pessoas sentem então posicione suas equipes para terem uma escuta ativa. Esse tipo de escuta é uma técnica que auxilia um diálogo eficiente, onde o ouvinte interpreta e assimila de forma genuína o que é dito pelo interlocutor;

  • Omnichannel

Tenha diversos canais de comunicação com o consumidor, seja acessível. Isso mostra que a empresa está disposta a ajudar. Para isso traga uma comunicação simples, menos burocrática e com mais informação. Uma boa técnica para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa é a chamada Rapport. A palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa "trazer de volta". O rapport ocorre quando existe uma sensação de sincronização entre duas ou mais pessoas, porque elas se relacionam de forma agradável.

  • Dedicação

Um das estratégias principais do marketing h2h é a dedicação para que o acordo seja cumprido de maneira correta, não perfeita. As duas partes devem sair satisfeitas e a manutenção desse processo é essencial, clientes satisfeitos se tornam promotores da sua marca.

  • Autenticidade

Ser autêntico despertará confiança Usar de transparência na comunicação trará conversas francas e cuidadosas para que tenham a melhor experiência possível. A autenticidade da marca é fundamental pois é ela que comunica para o seu cliente em todas as esferas da empresa que você realmente é quem diz ser.


Nat Natura trazendo o lado humano da marca Natura


O conceito do h2h começou a ser discutido de maneira mais ampla a partir de 2013 e apesar de ser não ser tão novo assim possui uma longa jornada pela frente para consolidar.


A pandemia colocou à prova e em evidência como as marcas se relacionam com o público, colocando o aspecto humano em prioridade.

Ele traz a possibilidade de ofertar produtos ou serviços cada vez mais alinhados com o mercado principalmente por tratar o cliente de igual para igual.

Marcas também são personas com características, gostos e necessidades. Existe um conjunto de pessoas por trás de cada processo, se a empresa criar uma atmosfera saudável e sensível com todos os aspectos abordados aqui, seus colaboradores também se tornam advogados da marca. Quanto mais envolvidos e engajados com a humanização, mais rápidos e melhores serão os resultados.

E por hoje é só, continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais. Até logo ;)

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