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MARKETING EM EVENTOS

O marketing está presente em todas as fases do evento: desde o planeamento até os resultados e não há dúvidas de que os eventos conectam as pessoas.

O marketing aplicado nesse setor catalisa essa essência aproximando marcas, concorrentes, fornecedores em um mesmo lugar, otimizando as divulgações e as vendas.

“O evento é uma parte importante do composto de Marketing para garantir que as nossas marcas tenham um resultado excelente junto ao consumidor” (Thiago Ely, Gerente de Eventos da Ambev, em entrevista ao Mundo do Marketing).


O setor de eventos é o que mais cresce no Brasil, alcançou em 2013 o marco de mais de 209 bilhões de reais em movimentação, segundo a revista Exame. São projetos bem planejados e que se baseiam em uma estratégia calculada. É importante destacar que não precisamos pensar nos eventos apenas como uma ferramenta de venda, apesar de ser eficiente.

Geração de Conteúdo!

Estamos em um momento onde a produção de conteúdo é gigante, em diferentes cenários, e é importante fazer parte disso. O consumidor quer participar, quer saber como funciona, quer mostrar pro mundo!

Então nada mais justo que agregar essa ferramenta na hora de planejar um evento.


Para empresas também é positivo pois visa a aproximação de seus clientes, compartilha conhecimento e constrói novos relacionamentos.

Pensando dessa forma, o evento como espaço permite que esse compartilhamento seja gerado de forma orgânica, criam-se experiências.

Uma alternativa mais acessível e uma estratégia eficaz pois incentiva a participação do público de forma direta no seu evento.

Mas por que investir em marketing de eventos?

É um elemento importante de comunicação e alavanca negócios. Por ser uma ferramenta de comunicação, o marketing de eventos atua no relacionamento com o consumidor e como as empresas se comunicam com o mercado alvo. Vamos ver alguns dados?

  • De acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, a indústria de eventos crescerá 44% de 2010 a 2020.

  • 31 % de profissionais de marketing acredita que o marketing de eventos é o canal de marketing mais eficaz, com 27% votando em Marketing de Conteúdo e 25% em Marketing por E-mail. (fonte : Estatísticas de Event Marketing - Helloendless 2018)

Um estudo feito pela Jack Morton WorldWide mostra que 11 de 14 consumidores preferem conhecer um produto ou serviço pessoalmente. Viu só? É buzz garantido, construindo reconhecimento de marca, por que não investir?

E os resultados?


Os resultados dependem de cada objetivo desde o fortalecimento da sua marca até a geração de novas vendas, podendo também atrair apenas curiosos. A mensuração sempre deve ser feita pensando no pré , durante e pós evento, levando em consideração os seguintes indicadores como exemplo:

  • Quantas pessoas foram impactadas?

  • Houve um bom engajamento?

  • Como foi a percepção com a marca?

  • O objetivo planejado foi alcançado?

  • Qual é o nível de satisfação dos participantes?

Esses são apenas alguns dos pontos que devemos analisar, lembrando que devemos sempre prezar pela qualidade.

O interesse pelo assunto promove o posicionamento da marca indicando um grande sucesso, nem sempre a quantidade é relevante. Esses indicadores são aliados fundamentais pois mostram o que pode ou não ser melhorado no seu evento para que possamos estabelecer uma estratégia mais eficiente.

Experiências reais moldam nossa opinião e garantem mais preferência.

Por hoje é só :)


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