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MARKETING DIRETO E MARKETING INDIRETO: VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Nós sabemos que o marketing é benéfico tanto para a empresa quanto para o cliente. Existem muitos tipos de marketing e objetivos para os mesmos. Hoje falaremos sobre o marketing direto e o indireto, você sabe a diferença?

O que é Marketing Direto?

O marketing direto é um conjunto de soluções e ferramentas de comunicação que , de forma personalizada e ações direcionadas, permite um contato mais pessoal entre a empresa e o consumidor resultando em um relacionamento mais duradouro. Além de ter um custo baixo e resultados mensuráveis.

Ele foca nas necessidades individuais de cada cliente.

Vocês já ouviram falar em Mala Direta? Esse termo era atribuído ao que hoje chamamos de marketing direto. Em tempos antigos, na região da Europa, foi inventada a tipografia e com ela a utilização de correspondências e catálogos impressos para compra e venda.

Com o avanço da era digital e novas tecnologias, passamos a utilizar correspondências eletrônicas e hoje é possível armazenar muita informação sobre nossos clientes graças aos nossos tecnológicos bancos de dados. O marketing direto foi aprimorado e gera proximidade, estimulando uma maior interação.

Como aplicar?

Existem diversas aplicações de acordo com seus objetivos como gerar novos leads, maximizar os lucros, pesquisas de mercado, divulgação de marca ou produtos, entre outros.

Se você está procurando aumentar as vendas do seu negócio ou ampliar o awareness da sua marca, o marketing direto pode ser uma estratégia. Mas existem muitas outras maneiras de utilizá-lo em seus negócios. Veja só!

Principais ferramentas

Mala Direta

Assim como citamos anteriormente, ele consiste em uma ação de marketing onde a empresa envia ofertas (informações sobre um lançamento, um produto ou serviço) ao endereço de um cliente.

Telemarketing

Todos nós já recebemos aquela famosa ligação com promoções e ofertas de alguma empresa. Esse é o telemarketing, ele também serve para serviços de cobrança e atendimento ao consumidor, geralmente feitos por empresas especializadas em vários segmentos em ambientes chamados call centers (central de atendimento).

E-mail Marketing

Esta é uma ferramenta para manter ou atrair novos clientes, com ações direcionadas e baixo custo. Pode ser informativo, promoção, recomendações entre outros. Ele não pode ser invasivo por isso tome cuidado com a frequência de envios e se o cliente permitiu o envio, seu e-mail pode cair na caixa de spam. :(

Mobile Marketing

Mobile Marketing é uma estratégia que busca interagir, relacionar e influenciar um determinado público por meio das funcionalidades dos dispositivos mobile, como celulares, tablets e outros aparelhos móveis.

Venda Pessoal

Aqui a estratégia é localizar clientes em potencial, construir um relacionamento e expandir os negócios. Geralmente utiliza-se agentes de vendas em tempo integral ou parcial, como por exemplo as revendedoras da Avon, Mary Kay entre outras.

E o que é Marketing Indireto?

O marketing indireto traz menos pressão ao cliente, a oferta não será o foco, utilizando ações menos agressivas. Aqui o objetivo é marcar a memória do público alvo e trazer um retorno a longo prazo. Ele promove de uma maneira que o público não percebe diretamente. Como aplicar?

Os exemplos mais comuns de aplicação do marketing indireto está nas inserções em novelas, filmes e comerciais de televisão. Sabe aquela cena de uma pessoa tomando um refrigerante bem famoso no último lançamento nos cinemas? Então, isso é marketing indireto e essa ação pode ser chamada de product placement ou inserção de produto em português.

Existem muitos outros exemplos de aplicação como vídeos online, backdrops, jogos de videogame, produções culturais, eventos, etc. Tudo isso sem estimular a compra ou falar sobre preços, legal né?

Vale a pena utilizar o marketing indireto ao invés do direto?

Muitas vezes o público pode se incomodar com propagandas muito diretas ou invasivas e acaba evitando. Nesse caso o marketing indireto pode funcionar do mesmo jeito ou até melhor pois o público engaja com a campanha e se sente mais confortável.

De maneira alguma você deve descartar o marketing direto, ele continua muito importante para trazer um retorno mais rápido, promoção ou divulgação . Você deve alinhar seu planejamento de acordo com os objetivos do seu negócio.

E aí, entendeu a diferença? Conta pra gente se você gostou ou tem alguma dúvida. Até a próxima.




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