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MARKETING DE REFERÊNCIA

O marketing de referência não é nenhuma novidade, ele é aquele famoso boca a boca. É uma estratégia de negócios baseada na indicação de forma proativa por parte de uma pessoa que tem interesse em seus produtos e serviços ou por parte de sua base de clientes atual. Segundo pesquisas, de 20% a 50% das compras resultam de alguma recomendação boca a boca. Consumidores mencionaram 56 marcas em uma conversa por semana e a cada 3 pessoas, 1 chega até uma marca através de recomendação, além de uma retenção maior que 37% quando a recomendação é feita por um cliente fiel.

Ele possui um custo relativamente baixo e visa aumentar o alcance da marca. Uma opinião positiva de confiança faz diferença quando precisamos escolher algo que ainda não conhecemos a fundo. O diferencial do boca a boca está na parte estratégica. Um bom planejamento e o uso do cenário digital (redes sociais) proporcionam um ambiente mais aquecido na comunicação da empresa e acaba facilitando a transformação dos clientes em “promotores” através da fidelização.

Ele possui alguns princípios básicos , vamos conhecê-los?

A JORNADA DO BOCA A BOCA

Encanto

Um cliente satisfeito com uma compra, com certeza vai recomendar para amigos e conhecidos.

Então um bom investimento na qualidade do produto, estrutura de loja e área de atendimento fará diferença, assim como o pós venda.

O objetivo é encantar.

Incentivo

Desenvolva ações que recompensem. As recompensas podem ser desde um desconto até brindes, sempre pensando na persona do seu negócio e de acordo com a sua empresa. O importante aqui é, acima de tudo, transformar os clientes em promotores por meio das táticas de fidelização. Existem casos que não será necessário oferecer algo em troca, mas dessa maneira todo mundo sai no lucro . Não foque apenas nos clientes, pense também naqueles que estão em fase de negociação. Um desconto na hora da contratação pode ser uma boa jogada.

Controle

Aproxime-se de seus clientes, entenda como eles se comportam em sua estratégia para que, caso seja necessário, possa fazer ajustes. Mas com a satisfação garantida e aquele incentivo a recomendação é certa. Procure saber quantos clientes cada boca a boca trouxe em média, aqueles que não aderiram trabalhe um pós venda, colete feedback. Se o tráfego for muito alto (o que é um ótimo sinal) utilize ferramentas que facilitem a gestão do controle.

Meça resultados

Juntando feedback positivos e monitorando como essas referências estão distribuídas, mais clientes podem ser adquiridos e isso impactará diretamente no financeiro. Todos esses pontos são ações para beneficiar o desenvolvimento das estratégias, sempre em busca de melhorias.


O marketing de referência não é muito usado no território nacional,por enquanto. Aqui o foco ainda é no marketing de conteúdo, porém não dá pra negar que é uma estratégia que traz muito valor para seu negócio, com um baixo custo de aquisição e otimização de tempo. As pessoas trocam experiências diariamente, então por que deixar de aproveitar não é mesmo? É uma metodologia eficiente para a área de vendas que traz um engajamento para clientes e potenciais. Apesar de ser pouco explorado, como qualquer estratégia, demanda planejamento e investimento. Já pensou em apostar no marketing de referência? Você já recebeu alguma indicação? Conta aqui nos comentários. Até logo :)

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