MARKETING DE INFLUÊNCIA
De acordo com alguns estudiosos de comunicação, o marketing de influência já era tratado antes mesmo do seu surgimento efetivo. A primeira fase que o poder de influência foi exercida na década de 20 quando a Disney criou seu primeiro garoto propaganda Coelho Osvaldo, antes mesmo do Mickey Mouse.
A segunda fase veio quando surgiram as mídias eletrônicas, a televisão por exemplo, onde as celebridades populares eram assistidas e formaram-se os ícones. As marcas perceberam esse momento e passaram associar-se com eles. A fase 3 apareceu a partir dos anos 2000 quando as atividades nas redes sociais ficaram mais intensas, com mecanismos atualizados. Surgiram novos sistemas de publicidade online, novas plataformas.
O modelo de influência foi se moldando conforme a evolução da tecnologia, os áudios e vídeos ficaram mais populares e os influenciadores começaram a criar sua própria audiência sem depender de outros veículos de comunicação.
As marcas ficaram mais exigentes com a qualidade dos conteúdos e surgiram os modelos de parcerias.
A partir de 2017, o mercado brasileiro olhou com mais atenção para a oportunidade e nesse mesmo ano foram lançadas as primeiras ferramentas nacionais especializadas em influencers, que antes só existiam no exterior. O marketing de influência é uma realidade forte e não só uma tendência.
Mas o que é um Influenciador?
Influenciador é uma pessoa que produz conteúdo para um determinado nicho que reconhece sua opinião como referência. Ele consegue influenciar uma pessoa a comprar um determinado item ou assumir uma determinada posição. O influenciador digital utiliza os canais de comunicação na internet para isso. E hoje, eles abordam assuntos sobre praticamente tudo.
Marketing de Influência: por que apostar?
O marketing de influência funciona praticamente na base da confiança e engajamento de uma forma orgânica. Ele age através da confiança entre o influenciador e seu público e pode direcioná-los. O relacionamento entre eles é o foco.Em estudo divulgado pelo YouPix sobre o mercado local, 67% dos respondentes (40 empresas, com mais de 500 funcionários) concordam que marketing de influência é estratégico dentro do seu plano de comunicação. É uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo e o objetivo é estabelecer uma conexão entre uma marca e esse público.
Gerar valor e confiança de marca através de um público que já se identifica com um determinado influenciador, se torna mais prático. É uma ótima oportunidade para apresentar e divulgar o que a marca oferece. Esse tipo de marketing se tornou um decisor de compra. Alguns exemplos são os grandes festivais que todos conhecem como Rock In Rio, Lollapalooza e o Coachella. Nas edições de 2017 e 2018 do Coachella, rolou um projeto muito legal chamado Creators House feito pela Co-Creators. Reuniram marcas e criadores em uma casa na Califórnia.
A casa abrigou alguns dos principais influenciadores digitais do país, como Leo Picon e Giovanna Ferrarezi, além de ativações com marcas grandes marcas como Tinder, Absolut, JBL e Ray-Ban. Segundo a agência, houve um alcance de 15 milhões de pessoas e 18 milhões de visualizações através do Instagram e Youtube.
Para entendermos o tamanho desse mercado, a Forbes mostrou que o marketing de influência irá crescer mais ainda e será capaz de movimentar US$10 bilhões em 2020.
É mais do que um bom motivo para apostar não é mesmo?