LIVE MARKETING EM PONTOS DE VENDA
As compras online, segundo a ABComm, registraram um total de 265 milhões de pedidos e pode aumentar até o final de 2019, resultando em um crescimento no faturamento do setor. Apesar do crescimento do setor online, os consumidores ainda preferem a compra em lojas físicas, os chamado ponto de venda (PDV) . A praticidade na escolha e a segurança são fatores aliados desse comportamento mas isso não significa a desvalorização dos pontos de venda, eles precisam apenas se adaptar às novas tecnologias e as ações de live marketing podem ajudar. A estratégia do live marketing pode ser aplicada em diferentes cenários, é uma ferramenta versátil para atingir resultados e proporcionando diferentes experiências com a marca.
EVENTOS
Uma das aplicações é no cenário de eventos, aqui podem ser exploradas as diferentes experiências sensoriais. Com o planejamento estruturado, orçamento ajustado e a mão na massa, o live marketing está presente desde a divulgação dos convites. Festas, festivais, distribuição de brindes, utilize o que mais for possível. O interessante é que tenham relação com o público da marca.
COMUNICAÇÃO VISUAL E AMBIENTAÇÃO
O consumidor está , o tempo todo, a procura de novidade. Então a comunicação visual do ponto de venda aparece com o poder de atrair o público de primeira . A vitrine é um fator de peso, ela representa 68% de influência no processo de compra para alguns setores. O espaço disponível dentro do ponto de venda também é uma estratégia de live marketing, o objetivo é a interação do público e a experiência com a marca, aumentando a taxa de conversão. Somente ao vivo existe a possibilidade de agregar boas memórias e troca de valores. É sempre interessante promover a interação do consumidor com os produtos ou com recursos disponíveis, aplique o marketing sensorial .
AÇÕES E ATIVAÇÕES
A Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro) ampliou o conceito de marketing promocional para: “toda comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços”. Ou seja, o marketing promocional de sucesso é aquele que tem capacidade de se conectar com seus principais consumidores. Ações e ativações são bem recebidos e atestam a importância do live marketing, as marcas deixam de vender apenas seu produto ou serviço e passa a proporcionar valor ao público. Agora para inspirar, separamos alguns cases de sucesso:
1. O Homem Flutuante - Restaurante João Sexto A Enzimas Em Ação, agência de marketing promocional dobrou o movimento do restaurante no centro do Rio de Janeiro e atraiu a atenção de todos que passavam. Confiram:
2. Ativação Budweiser no PDV na rede Condor Uma ação criativa e inusitada que impulsionou um grande volume de vendas no período do UFC em Curitiba.
3. Coca-Cola - “Abra a Felicidade” A Coca-Cola decidiu abrir sorrisos dos consumidores já no caixa do supermercado. Toda vez que o operador do caixa escaneava uma Coca-Cola, ouviu-se um "beep" diferente. Se liga nessa linda ação:
E por hoje, ficamos por aqui! Curtiram o conteúdo? Continuem acompanhando nosso blog e fique ligado nas novidades no mundo do marketing.