EVENTOS HÍBRIDOS

Antes da pandemia, uma parceria entre VM Consultoria e SSK Análises resultou em uma pesquisa entre clientes e profissionais de eventos onde foi apontado que 83% do mercado corporativo já utilizavam eventos híbridos. A atividade à distância se tornou a única maneira de comunicação entre as pessoas e os profissionais, resultando em uma explosão de eventos digitais. Isso acelerou o processo de transformação digital dos eventos, fato que especialistas do setor afirmam não recuar, mesmo após pandemia.

AFINAL O QUE É UM EVENTO HÍBRIDO?


Algumas pessoas afirmam que os eventos híbridos acontecem quando algumas transmissões são gravadas e outras são realizadas ao vivo, porém a definição mais utilizada é a de um evento que acontece de maneira presencial e online ao mesmo tempo. Isso mesmo!

A junção do online com o presencial atrai um público que está cada vez mais conectado. Apesar da grande adesão quanto maior a abrangência e o público participante mais complexo é sua operação. A principal motivação do participante se conectar ao evento híbrido é a relevância da entrega do conteúdo, diferente do presencial. Quais os principais nichos dos eventos híbridos? Segundo o estudo da VM Consultoria e a SSK Análises, os eventos híbridos podem ser aplicados em muitos nichos como:

  • Congressos (79% já usam o formato híbrido);

  • Simpósios, Seminários e Fóruns (39% também já são híbridos);

  • E-Sports (teve um crescimento de 63% em 2020);

  • Convenções de vendas (33%);

  • Lançamento de Produtos (30% são híbridos);

  • Festivais e Shows (18% já são transmitidos via internet e tv);

  • Cursos de Capacitação( a opção menos adotada no mercado, apenas 11%).

(fonte: VM Consultoria e SSK Análises)

Por que realizar um evento híbrido?



Transmissão de show ao vivo.

Incorporar o mundo digital na comunicação é hoje mais do que uma opção, mas uma obrigação. Não podemos ignorar as possibilidades e o potencial, além da experiência sensorial proporcionada para o público e da redução de custos para o organizador, os eventos híbridos entregam outras vantagens como: 1. ALCANCE Como o evento não está restrito a uma localidade, pode alcançar públicos muito maiores do que em um evento presencial.

2.CUSTO-BENEFÍCIO As logísticas serão menores, entre elas transporte, alimentação e hospedagem de participantes. Ele não depende tanto de um espaço físico por isso pode ser em um local que exige menos investimento mas será necessário investir em tecnologia, conexão de internet, cibersegurança e plataformas digitais.

3. PÓS EVENTO Todo o conteúdo transmitido pode ser gravado e transformado em novos produtos ou em material de divulgação no pós evento.

4. SUSTENTÁVEL Por depender do deslocamento de menos pessoas, a emissão de carbono e os resíduos ambientais serão menores.

5.COMUNICAÇÃO

Por utilizar plataformas e mídias online na comunicação, esse tipo de evento abre portas para um retorno e feedback em tempo real. permitindo ajustes mais certeiros às necessidades do público. A tecnologia continua modificando a forma que trabalhamos e nos comunicamos. A transformação digital já é um fato e está acelerando nos últimos anos, principalmente com a alta demanda cada vez mais conectada e digital.


Ted Tallk com participação híbrida.


Os eventos híbridos têm resultados melhores que os eventos presenciais?

A resposta você já sabe: SIM, COM CERTEZA!

As pesquisas apontam que o número de participantes online e o engajamento são os dois melhores indicadores, seguidos de feedback dos stakeholders, interação nas mídias sociais e retorno financeiro.

Imagine então uma situação onde você pode interagir com muitos elementos digitais, com a marca, poder acessar esse conteúdo quando o evento acabar ?! É um pacote de experiência completo!

Hoje, inovar e aproveitar as novas tecnologias transformou o mercado de eventos e é fundamental para progredir em um cenário tão diverso.

E vocês? Já participaram de algum evento híbrido? Conta pra gente.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo