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COMUNIDADE DE MARCA

Comunidade é um termo muito utilizado na internet porém poucos falam sobre como criá-las ou usá-las em suas estratégias de marketing para transformar seus clientes em brand lovers. A união faz a força, não é mesmo? Pois no branding,o objetivo de uma comunidade de marca é igual. Unir seus clientes gerando uma grande mobilização,acelerando o crescimento e expandindo sua marca. Hoje vamos entender como uma comunidade de marca funciona, vamos lá?

PRIMEIRO, O QUE É UMA COMUNIDADE DE MARCA ?

O termo comunidade vem do latim communis (comum), ou seja é um um grupo que compartilham interesses. No mundo online, as comunidades passaram a incluir pessoas que podem não ter tantos interesses em comum mas que através de apenas uma semelhança, criam um espaço para discutir e compartilhar, independente de suas localizações.


Uma comunidade de marca é um grupo de pessoas (brand lovers) que desenvolvem afeto por um produto ou serviço de uma marca. Cria-se um espaço que intensifica o relacionamento direto com os clientes, conquista um espaço na mente e na preferência daqueles que já consomem o que você oferece.Um diálogo transparente com as pessoas traz novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. As estratégias aplicadas fazem parte do marketing de comunidade, resumidas em 3 pilares para colocar em prática:

  • Membros

Mapeie as pessoas que pretendem conquistar e identifique as necessidades e motivações.

  • Empresa

Defina um objetivo para a criação da comunidade e deixe claro para todos os envolvidos, eles precisam saber o que a marca espera do relacionamento com a comunidade. Portanto: -Organize os valores da empresa; -Compreenda a relevância do serviço para a comunidade; -Trabalhe estratégias de retenção de atração; -Cruze os dados disponíveis; -Repasse informações à equipe; -Monitore os resultados.

  • Posicionamento

Concilie todas as vontades e necessidades com os objetivos da marca e crie um espaço para a comunidade se relacionar. O que você espera de resultado das interações? Quais cuidados você espera que sigam para que seja um espaço colaborativo e respeitoso? Como você irá se comunicar com os membros da comunidade? Quem será responsável pela moderação e suporte para os membros? -Converse de maneira impessoal; -Compreenda as particularidades de cada interação; -Ouça e aplique as melhorias em termos de feedbacks;

  • Vantagens

O que sua marca oferece em troca para os que fizerem parte da comunidade? Qual a motivação para eles estarem lá? Com esses tópicos a marca pode traçar suas estratégias de marketing de conteúdo, nutrindo sua comunidade com informações relevantes e compartilhando o que ela deseja transmitir em sua comunicação.


POR QUE DEVO INVESTIR E TER MINHA PRÓPRIA COMUNIDADE DE MARCA?

  • Brand Lovers demonstram publicamente sua paixão por uma marca por onde passa.

  • São clientes satisfeitos e apaixonados pela marca, portanto acabam propagando os valores como se fosse os seus.

  • Traz uma sensação de pertencimento, tornando a comunidade em uma família.

  • Uma comunidade tem o poder de influenciar até mesmo na hora da compra.

  • O reconhecimento da marca (brand awareness) aumenta, muitas vezes fazendo a comunidade de marca ser uma base para testes e feedbacks.

Todos os pontos citados levam em consideração as características de cada um do seu público alvo alinhados com a sua marca, garantindo atração de novos clientes, melhora nos resultados, fidelização e a expansão do seu negócio. E aí, gostou do post de hoje?Nos sigam nas redes sociais e continuem nos acompanhando. Conteúdo de valor toda semana para vocês. Até a próxima

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