top of page

CENOGRAFIA

A palavra cenografia, do grego skenenographie (skènè-grapheins), o que na tradução literal seria “desenho da cena”, teve origem e reconhecimento na antiga Grécia, embora se acredite que o teatro tenha suas origens no período primitivo e que a cenografia tenha surgido com as representações teatrais.


A cenografia parte de um universo imaginário, é arte e técnica de representar em perspectiva, uma ciência que projeta e executa a instalação de cenários e decorações cênicas. Ela ocupa e transforma o ambiente para que os espaços se relacionem com o tema proposto. Pelo cenário podemos identificar a personalidade dos personagens e boa parte das sensações que sentimos em um espaço é proveniente da cenografia que foi nele montada.


Trajetória da Cenografia no mundo

A cenografia está presente na nossa história desde a Grécia Antiga, para os gregos, a cenografia era a arte de adornar o teatro e a decoração de pintura que resulta desta técnica. Para o Renascimento, a cenografia foi a técnica que consiste em desenhar e pintar uma tela de fundo em perspectiva.

Durante a Guerra-Fria houve um grande avanço da tecnologia. O uso de simuladores de voos para pilotos de aeronaves abriu portas para a cenografia aderir ao digital. Aplicação da tecnologia na cenografia ficou mais forte durante do Futurismo (1915), foi um movimento artístico e literário onde a principal característica era o rompimento com a arte e a cultura do passado, com foco no progresso da tecnologia moderna, o urbano e a velocidade.

A cenografia começou a fazer parte, de fato, do mercado comercial a partir do século XX. A ideia de um evento dedicado a cenografia surgiu após uma exposição feita na Bienal das Artes de São Paulo, em 1959. Então, em 1967, foi inaugurado um evento específico para o setor: a Quadrienal de Praga.

A Quadrienal de Praga é o maior evento dedicado à arte da cenografia no mundo, realizado a cada quatro anos na cidade de Praga desde 1967 que inclui tópicos como: cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, visagismo, outras mídias e arquitetura teatral. A cenografia mundial sempre se apoiou na imaginação do ser humano. Se a cenografia era usada em tempos antigos como decoração, hoje é um conceito e serve à dramaturgia, apontando climas e definindo espaços. ( André Sass de Carvalho,Eliana Branco Malanga - Arte Revista).

Mercado cenográfico em eventos

Hoje pelo Brasil acontecem várias feiras eventos especializados em cenografia, cada um deles trazendo novidades do mercado e inovações na tecnologia. A grande maioria dos eventos de grande porte utilizam a cenografia como ferramenta essencial, adequando a atmosfera aos mais diferentes temas no mercado de evento. Os detalhes do cenário colaboram para uma experiência imersiva, os conhecimentos cenográficos aliados aos conceitos de experiência do consumidor levam não apenas ao desejo de compra, mas a uma identificação com a marca.

A cenografia pode ser aplicada de diversas maneiras dentro do mercado de eventos, desde cenários fixos a itinerantes.



Pdv e Lojas Físicas Os pontos de vendas e lojas físicas investem em cenografia pois ela é responsável pela experiência e o primeiro impacto que o consumidor tem da marca. O cenógrafo pensa desde a decoração,som, cheiros até a disposição dos produtos, vitrines e balcões promocionais, qualquer detalhe que contribua para a circulação das pessoas.



Estandes e espaços promocionais

Em feiras e promoções, a maior parte dos estandes investem em cenografia para demonstrar os seus produtos e serviços, trazendo a proposta da marca. O estande é uma ferramenta muito importante para conquistar cada vez mais clientes e para que você consiga divulgar sua marca e seus produtos. Mesmo com o grande desenvolvimento do comércio online, as grandes feiras e exposições continuam com seu espaço preservado no mercado.


Eventos Corporativos

O objetivo aqui é engajar o público com sua marca, o máximo possível. A mensagem da empresa deve ser clara e a cenografia é uma grande aliada para esse objetivo, fixando a experiência no participante.


Eventos Itinerantes

O termo itinerante está relacionado ao ato de se deslocar constantemente, viajar. Um evento itinerante é um evento que percorre diversos lugares diferentes, incluindo sua cenografia.

Como exemplo, aqui na XPNC, temos a nossa Carreata Temática, um evento que possui como característica principal a cenografia itinerante.


Nós confeccionamos carros como alegorias cenográficas,projetadas em escala humana, que percorrem diversas cidade, incluindo figurantes fantasiados. O tema é adaptável de acordo com o objetivo do evento, podendo ter estruturas modulares e variando o número de carros.


Usamos a cenografia como canal primordial para difusão do conteúdo que nos propomos a apresentar. Abusamos de cores ,luzes, máquinas de neve, máquinas de fumaça, vários detalhes que fazem o evento ser encantador em cada cidade que percorre.


O grande desafio é o fato de ser itinerante, os pontos mais críticos são viabilização financeira, logística bem estruturada e prazo para montagem na pré execução. Além da parte técnica de desenvolver os elementos do cenário, trabalho que contamos com a ajuda de outros especialistas, como marceneiros, pintores, costureiros, entre outros. Não é de hoje que a cenografia é uma ferramenta aliada ao Live Marketing, gerando experiência entre a marca e o público.

Ela é fundamental em teatros, televisão, cinema, parques ,eventos, trazendo vida aos roteiros e espaços, despertando sensações e emoções. Por isso é necessário ter uma estratégia de branding bem definida, pois a cenografia passará esse posicionamento para o consumidor, independente do seu segmento de mercado.

E por hoje é só, gostaram do conteúdo? Já foram impactados por alguma cenografia? Comenta aqui embaixo .

Até a próxima!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page