top of page

BRANDING

Todo bom negócio precisa se destacar de alguma forma para atrair seus clientes, independente do segmento de atuação. Quando criamos uma marca precisamos pensar em inúmeros elementos como o nome, logotipo, cores, redes sociais e todas as atividades que abrangem o marketing.

Bom, uma marca não é apenas um nome ou um logo. Uma marca é resultado de experiências e valores que seus serviços ou produtos agregam ao seu público.

É uma visão individual pois cada pessoa tem uma percepção diferente de uma marca e essa percepção é baseada em âmbitos socioculturais e econômicos.

Você não consegue controlar totalmente como sua empresa será percebida no mercado e é por isso que uma estratégia de branding é essencial.

Antigamente, o que era ofertado no mercado levava em consideração fatores como idade, região e sexo, por exemplo. Hoje , de acordo com a situação pandêmica (Covid-19) em que o mundo se encontra, a expectativa do consumidor é de cuidado, empatia e conteúdos que tenham valor. As pessoas procuram segurança e credibilidade.

O momento pede para sermos mais estratégicos e colaborativos , com isso o fortalecimento da sua marca será uma consequência.

O que é Branding?

Como todo projeto, uma marca precisa de planejamento a longo prazo além do gerenciamento de todos os elementos que fazem parte de sua identidade.

Pense que o branding é uma construção e que toda construção precisa de pilares fortes que sustentem sua base. Esses pilares são construídos com ações estratégicas que contribuem na percepção da sua imagem. Ele é a percepção que o público tem sobre sua marca e não o que você gostaria que ela fosse.

As estratégias geraram valor, relevância, autoridade, confiança, reconhecimento e legado, então todos os elementos da sua marca precisam estar alinhados a esse planejamento. Alguns desses elementos são a identidade visual ( cores, logotipo, tipografia, conteúdo), canais de comunicação (site, redes sociais, telefone, email, entre outros), estrutura organizacional (como os recursos estão distribuídos pelas áreas e como a empresa caminha para atingir objetivos estratégicos), endomarketing (ações que reforçam os valores que a marca já possui e reflete na imagem que a marca quer passar), local de venda (online ou offline) e por aí vamos longe.

Uma coisa que precisamos estar cientes é : a comunicação da marca precisa ser CLARA , CONSISTENTE e COERENTE, transmitindo as mensagens de maneira uniforme. Então, preste bastante atenção a esses detalhes.

ADAPTAR-SE

Uma das características mais marcantes do universo do marketing é a capacidade de adaptação e com o branding não é diferente. Com as incertezas que temos no momento atual, o maior desafio é de se adaptar à nova realidade, o mundo muda o tempo todo de maneira rápida, nada mais é garantido e vivemos em uma sociedade que anseia de uma forma muito forte, são muitas alternativas disponíveis.

Marcas do mundo todo estão se mobilizando na contribuição para saúde contra o novo coronavírus, muitas adaptaram suas estratégias de branding para fazerem diferença e atender as demandas. Vendas, lucro e consumo já não são prioridades.

A Ambev, por exemplo, anunciou que destinaria a produção de uma de suas sedes para a confecção de álcool em gel, distribuindo em hospitais públicos do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Além de se preocupar com a logística e distribuição segura desses produtos. Uma reação relevante, rápida e prestativa de uma empresa de grande porte . A gigante propôs também à outras empresas um financiamento nas produções de álcool em troca de publicidade e divulgação de mídia,uma ação publicitária de baixo custo e com boas chances de chegar em milhões de pessoas.


Partindo para o setor de alimentos, a rede Outback elaborou uma campanha de doação de 3000 ovos de páscoa para pequenos mercados e comércios de bairro, dois dos comércios mais afetados pela pandemia. A rede de restaurantes foi uma das primeiras empresas a se mobilizarem nesse período e preparou também uma doação de mais de 6000 ovos para hospitais.


Citando mais uma das marcas GIGANTES que conhecemos ,vamos falar da Nike. Não é novidade que a Nike é uma das marcas mais valiosas e bem posicionadas no mercado e uma das ações que a marca se propôs foi a adequação da linha de produção da linha Nike Air para confeccionar equipamentos de proteção pessoal e individual ( EPPs e EPIs). Para isso, a marca uniu as forças do setor de inovação com os profissionais de saúde da OHSU (Oregon Heatlh & Science University) e o resultado dessa união foi o uso apropriado de materiais da linha para produção de máscaras de proteção destinadas aos profissionais da linha de frente nos casos do novo coronavírus.



É um fato que toda crise exige uma adaptação, vimos 3 exemplos de marcas valiosas que alinharam seus valores em prol do consumidor e do mercado. Esse esforço resulta em um reconhecimento ainda maior sobre o que cada um oferece, a contribuição com o próximo. Portanto não hesite em mostrar as ações que sua marca está aplicando, as pessoas querem saber e vão enxergar com mais valor.

O cenário é incerto e a única certeza que temos é que você precisa dar os primeiros passos (quantas vezes for necessário).

Até a próxima.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page