BRANDING
Todo bom negócio precisa se destacar de alguma forma para atrair seus clientes, independente do segmento de atuação. Quando criamos uma marca precisamos pensar em inúmeros elementos como o nome, logotipo, cores, redes sociais e todas as atividades que abrangem o marketing.
Bom, uma marca não é apenas um nome ou um logo. Uma marca é resultado de experiências e valores que seus serviços ou produtos agregam ao seu público.
É uma visão individual pois cada pessoa tem uma percepção diferente de uma marca e essa percepção é baseada em âmbitos socioculturais e econômicos.
Você não consegue controlar totalmente como sua empresa será percebida no mercado e é por isso que uma estratégia de branding é essencial.
Antigamente, o que era ofertado no mercado levava em consideração fatores como idade, região e sexo, por exemplo. Hoje , de acordo com a situação pandêmica (Covid-19) em que o mundo se encontra, a expectativa do consumidor é de cuidado, empatia e conteúdos que tenham valor. As pessoas procuram segurança e credibilidade.
O momento pede para sermos mais estratégicos e colaborativos , com isso o fortalecimento da sua marca será uma consequência.
O que é Branding?
Como todo projeto, uma marca precisa de planejamento a longo prazo além do gerenciamento de todos os elementos que fazem parte de sua identidade.
Pense que o branding é uma construção e que toda construção precisa de pilares fortes que sustentem sua base. Esses pilares são construídos com ações estratégicas que contribuem na percepção da sua imagem. Ele é a percepção que o público tem sobre sua marca e não o que você gostaria que ela fosse.
As estratégias geraram valor, relevância, autoridade, confiança, reconhecimento e legado, então todos os elementos da sua marca precisam estar alinhados a esse planejamento. Alguns desses elementos são a identidade visual ( cores, logotipo, tipografia, conteúdo), canais de comunicação (site, redes sociais, telefone, email, entre outros), estrutura organizacional (como os recursos estão distribuídos pelas áreas e como a empresa caminha para atingir objetivos estratégicos), endomarketing (ações que reforçam os valores que a marca já possui e reflete na imagem que a marca quer passar), local de venda (online ou offline) e por aí vamos longe.
Uma coisa que precisamos estar cientes é : a comunicação da marca precisa ser CLARA , CONSISTENTE e COERENTE, transmitindo as mensagens de maneira uniforme. Então, preste bastante atenção a esses detalhes.
ADAPTAR-SE
Uma das características mais marcantes do universo do marketing é a capacidade de adaptação e com o branding não é diferente. Com as incertezas que temos no momento atual, o maior desafio é de se adaptar à nova realidade, o mundo muda o tempo todo de maneira rápida, nada mais é garantido e vivemos em uma sociedade que anseia de uma forma muito forte, são muitas alternativas disponíveis.
Marcas do mundo todo estão se mobilizando na contribuição para saúde contra o novo coronavírus, muitas adaptaram suas estratégias de branding para fazerem diferença e atender as demandas. Vendas, lucro e consumo já não são prioridades.
A Ambev, por exemplo, anunciou que destinaria a produção de uma de suas sedes para a confecção de álcool em gel, distribuindo em hospitais públicos do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Além de se preocupar com a logística e distribuição segura desses produtos. Uma reação relevante, rápida e prestativa de uma empresa de grande porte . A gigante propôs também à outras empresas um financiamento nas produções de álcool em troca de publicidade e divulgação de mídia,uma ação publicitária de baixo custo e com boas chances de chegar em milhões de pessoas.

Partindo para o setor de alimentos, a rede Outback elaborou uma campanha de doação de 3000 ovos de páscoa para pequenos mercados e comércios de bairro, dois dos comércios mais afetados pela pandemia. A rede de restaurantes foi uma das primeiras empresas a se mobilizarem nesse período e preparou também uma doação de mais de 6000 ovos para hospitais.

Citando mais uma das marcas GIGANTES que conhecemos ,vamos falar da Nike. Não é novidade que a Nike é uma das marcas mais valiosas e bem posicionadas no mercado e uma das ações que a marca se propôs foi a adequação da linha de produção da linha Nike Air para confeccionar equipamentos de proteção pessoal e individual ( EPPs e EPIs). Para isso, a marca uniu as forças do setor de inovação com os profissionais de saúde da OHSU (Oregon Heatlh & Science University) e o resultado dessa união foi o uso apropriado de materiais da linha para produção de máscaras de proteção destinadas aos profissionais da linha de frente nos casos do novo coronavírus.

É um fato que toda crise exige uma adaptação, vimos 3 exemplos de marcas valiosas que alinharam seus valores em prol do consumidor e do mercado. Esse esforço resulta em um reconhecimento ainda maior sobre o que cada um oferece, a contribuição com o próximo. Portanto não hesite em mostrar as ações que sua marca está aplicando, as pessoas querem saber e vão enxergar com mais valor.
O cenário é incerto e a única certeza que temos é que você precisa dar os primeiros passos (quantas vezes for necessário).
Até a próxima.