top of page

ARQUÉTIPOS DE MARCA

Eles são uma maneira de humanizar e elaborar estratégias para o seu negócio. Todo negócio que tem sua personalidade e comunicação estruturadas recebem a confiança do seu público alvo de uma maneira rápida, refletindo em seu posicionamento na hora de tomarem alguma decisão (inscrever-se no seu canal, comprar seu produto ou tornar-se um seguidor no instagram). É importante conhecer os principais arquétipos e como são utilizados no mercado para desenvolver suas estratégias de posicionamento. Mas afinal, o que é Arquétipo?

O termo surgiu na grécia antiga e é uma junção das palavras Archein e Typos. Archein significa original e typos significa tipo ou modelo. O conceito partiu de um psiquiatra suíço chamado Carl Gustav Jung em 1919. Segundo o psiquiatra, os arquétipos são personagens universais que estão presentes em todos os lugares e são passados de geração em geração, ficando armazenados em nosso inconsciente Carl acreditava que esses personagens provocavam emoções , padrões e motivações fundamentais no comportamento humano. Como existem inúmeros arquétipos diferentes, Jung acabou definindo 12 tipos principais para simbolizar as motivações básicas. As pessoas podem possuir mais de um arquétipo dentro de sua personalidade porém um deles sempre tende a ser dominante.

Branding e os Arquétipos

No branding podemos explorar muitas possibilidades através da identificação dos arquétipos.

Através de pesquisas e estudos, é possível identificar qual deles é o melhor para alcançar seu público alvo ajudando na construção da personalidade da sua marca Uma marca que trabalha bem seu branding tem mais chances de ser lembrada. Além de trazer reconhecimento, a identificação do arquétipo da marca cria uma conexão mais forte entre o consumidor e sua oferta ( produto, serviço ou valor).

Você consegue lembrar grandes nomes que se destacam no mercado de atuação delas?

Temos a Starbucks, por exemplo. Ao comprar um café da marca, você está levando muito mais do que uma bebida, e xiste uma essência por traz e como isso reflete no consumidor. A marca é tão presente que representa um estilo de vida.

Os arquétipos de marca têm o objetivo de fortalecer essa essência dentro de uma geração cada vez mais exigente, o público busca muito mais do que vendas e lucro. Existe um interesse maior na proposta de valor de cada marca e o que ela têm para oferecer. E agora, vamos conhecer quais são eles?

Tipos de Arquétipos de marca

Como citamos lá em cima, Carl Jung selecionou 12 tipos de arquétipos principais e que agora utilizamos para melhorar o relacionamento entre uma marca e seu público. São eles:

  • O Inocente; Esse arquétipo, quando presente em uma marca, desperta idéias positivas e otimistas. Não gostam muito de mudanças Uma marca com o arquétipo inocente acredita em lealdade e em um relacionamento duradouro com seu consumidor.


Dove - Campanha auxílio ao Covid-19


  • O Sábio; Marcas com esse arquétipo estimulam o conhecimento. Estão por dentro de tendências e materiais que possam esclarecer vários assuntos, compartilhando ensinamentos.


TEDTalks

  • O Herói; Prontos para qualquer desafio. Esse arquétipo mostra características corajosas, esforçadas e dedicadas. A força aparece de maneira mais sutil porém trazendo muito impacto, geralmente presente em marcas esportivas.


Nike - Just Do it.

  • O Fora da Lei; Conhece alguma marca com o perfil rebelde que quebra barreiras? Marcas revolucionárias, disruptivas e inovadoras. Este arquétipo fornece, ainda, uma maneira de dar continuidade às antigas qualidades e características eventualmente existentes na cultura e fazê-las emergir novamente.


Harley Davidson Campanha Live Your Legend - 2016

  • O Explorador; Marcas com esse arquétipo contam histórias e trazem um espírito aventureiro em suas comunicações . Os conteúdos convidam o consumidor a se desafiar, fugir do tradicional, despertando curiosidade.


Campanha lançamento Renegade 2016

  • O Mago; O arquétipo Mago quando identificado em uma marca mostra uma comunicação onde o propósito maior é a transformação. Incentiva a transformação dos sonhos em realidade. Mistério, ilusão e magia são umas das características presentes.


Aniversário de 50 anos de Walt Disney World.

  • A Pessoa Comum; O grande objetivo aqui é se inserir na sociedade e aumentar o engajamento, deixando a marca mais humanizada. As marcas com esse arquétipo gostam de uma comunicação mais simples, sem artificialismos. Por ser um arquétipo mais presente nos segmentos da sociedade, o cara comum é o mais democrático entre todos.

Campanha “É assim que eu vou”, statement que foi escolhido como tagline da campanha- releitura da memorável campanha “O Básico do Brasil”, de 1997.


  • O Amante; Esse arquétipo traz características mais íntimas e sensuais, se entregam por inteiro. Geralmente trazem produtos exclusivos ou raros, geram experiências personalizadas e conversam diretamente com o consumidor.


Campanha "Mostre ao mundo quem você é." 2019

  • O Bobo; Diversão, espontaneidade e experiências lúdicas. Marcas com esse arquétipos mostram uma postura mais engraçada e despreocupada. São aceitas pelo público da maneira que são.



Campanha “Tchau Preguiça” - RedBull 2018

  • O Cuidador ou Prestativo As pessoas e suas necessidades são o foco desse arquétipo. São marcas que levantam bandeiras e buscam trazer uma solução, promovendo uma vida melhor.

30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

  • O Criador; O marca com arquétipo Criador se destacam pelo senso criativo e produtivo. Valoriza o compartilhamento de ideias deixando sua marca no mundo.



Campanha Imaginarium #bonitapramim 2018

  • O Governante. Estamos falando de líderes natos e com muito poder de persuasão. Esse arquétipo traz um ar de sofisticação e geralmente utiliza figuras famosas como rostos para campanhas. Com ajuda do carisma,possuem a capacidade de criar comunidades, status e ostentação.

Nespresso com George Clooney

E por hoje é só, gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e aprenda conosco. Até a próxima :)



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page