A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NO MARKETING

É extremamente importante que haja interesse e preocupação em pautas sociais.

O marketing social aparece como uma estratégia com o objetivo de diminuir os problemas e carências sociais. Podemos definir também como uma gestão de práticas e atitudes baseadas em direitos humanos e bem estar coletivo, gerando consciência e transformações sociais.


O Instituto Ethos (organização voltada para responsabilidade social) realizou uma pesquisa revelando que 50% dos consumidores brasileiros apoiam ou punem empresas baseando-se em sua participação na sociedade.


Com este resultado, percebemos que a responsabilidade social não só é uma oportunidade para se destacar no mercado mas é uma forma de melhorar as relações entre marcas e consumidores.


O termo “Marketing Social” apareceu pela primeira vez na década de 70, quando profissionais da área do marketing perceberam que poderiam aplicar as estratégias para apoiar causas sociais, promovendo o bem estar da população.

Ele costuma ser usado por empresas do terceiro setor e órgãos públicos com uma forma de reduzir os problemas sociais.


Podemos abraçar diversas causas sociais e existem algumas classificações como guia para entender e promover mudanças relevantes.

Segundo o livro Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial, as classificações são:

  • Marketing de patrocínio de projetos sociais ou de terceiros através de recursos próprios

  • Marketing Filantrópico

  • Marketing de Campanhas Sociais como anúncios de interesse público vinculados em produtos, por exemplo.

  • Marketing de Relacionamento baseado em ações sociais, onde há incentivo aos consumidores.

  • Marketing de promoção social do produto e da marca através do uso de logotipo de uma entidade em produtos ou serviços, revertendo parte da receita para a causa apoiada.


Agora você se pergunta, a responsabilidade social entra onde?

A resposta é: 𝗘𝗟𝗘𝗦 𝗦𝗘 𝗖𝗢𝗠𝗣𝗟𝗘𝗠𝗘𝗡𝗧𝗔𝗠!


O marketing social motiva a sociedade de maneira genuína, sempre se baseando em uma causa social sem fins ou interesses comerciais, ou seja, baseada em uma responsabilidade social.

A Responsabilidade Social entra no reforço para o cumprimento de deveres e obrigações dessas causas. Isso é feito através da adoção de filosofias e comportamentos que promovem o bem estar social. Muito importante, né?

Na maior parte das vezes essas ações acompanham uma mudança de comportamento, maior transparência, ética e valores. Mas não confunda Responsabilidade Social com filantropia ou assistência social, viu?

É interessante entender que a responsabilidade social é um processo 𝗖𝗢𝗡𝗧Í𝗡𝗨𝗢 de melhorias, tanto interpessoais e comunitárias como na relação de uma empresa com seus colaboradores.

A Responsabilidade Social 𝗗𝗘𝗩𝗘 fazer parte da missão de uma empresa e deve ser compartilhada para trazer qualidade de vida.

A importância do Marketing Social


No ponto de vista do mercado, ele é uma ferramenta muito forte para melhorar a aceitação e imagem da sua empresa, conquistando clientes novos, fortalecendo o laço com aqueles que já são clientes.

Com um olhar voltado para o lado social, você é responsável pela prática do bem devido ao capital e influência que você tem no mercado.

Com o Marketing Social, você conscientiza e promove maior tolerância e empatia através de informação e com a tecnologia à sua disposição, torna o mundo em um lugar melhor.

A responsabilidade social se torna um diferencial competitivo.


Nossas ações geram inúmeros impactos na vida das pessoas, então vamos trabalhar para que esses impactos sejam positivos, combinado?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo