A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NO MARKETING
É extremamente importante que haja interesse e preocupação em pautas sociais.
O marketing social aparece como uma estratégia com o objetivo de diminuir os problemas e carências sociais. Podemos definir também como uma gestão de práticas e atitudes baseadas em direitos humanos e bem estar coletivo, gerando consciência e transformações sociais.
O Instituto Ethos (organização voltada para responsabilidade social) realizou uma pesquisa revelando que 50% dos consumidores brasileiros apoiam ou punem empresas baseando-se em sua participação na sociedade.
Com este resultado, percebemos que a responsabilidade social não só é uma oportunidade para se destacar no mercado mas é uma forma de melhorar as relações entre marcas e consumidores.
O termo “Marketing Social” apareceu pela primeira vez na década de 70, quando profissionais da área do marketing perceberam que poderiam aplicar as estratégias para apoiar causas sociais, promovendo o bem estar da população.
Ele costuma ser usado por empresas do terceiro setor e órgãos públicos com uma forma de reduzir os problemas sociais.
Podemos abraçar diversas causas sociais e existem algumas classificações como guia para entender e promover mudanças relevantes.
Segundo o livro Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial, as classificações são:
Marketing de patrocínio de projetos sociais ou de terceiros através de recursos próprios
Marketing Filantrópico
Marketing de Campanhas Sociais como anúncios de interesse público vinculados em produtos, por exemplo.
Marketing de Relacionamento baseado em ações sociais, onde há incentivo aos consumidores.
Marketing de promoção social do produto e da marca através do uso de logotipo de uma entidade em produtos ou serviços, revertendo parte da receita para a causa apoiada.
Agora você se pergunta, a responsabilidade social entra onde?
A resposta é: 𝗘𝗟𝗘𝗦 𝗦𝗘 𝗖𝗢𝗠𝗣𝗟𝗘𝗠𝗘𝗡𝗧𝗔𝗠!
O marketing social motiva a sociedade de maneira genuína, sempre se baseando em uma causa social sem fins ou interesses comerciais, ou seja, baseada em uma responsabilidade social.
A Responsabilidade Social entra no reforço para o cumprimento de deveres e obrigações dessas causas. Isso é feito através da adoção de filosofias e comportamentos que promovem o bem estar social. Muito importante, né?
Na maior parte das vezes essas ações acompanham uma mudança de comportamento, maior transparência, ética e valores. Mas não confunda Responsabilidade Social com filantropia ou assistência social, viu?
É interessante entender que a responsabilidade social é um processo 𝗖𝗢𝗡𝗧Í𝗡𝗨𝗢 de melhorias, tanto interpessoais e comunitárias como na relação de uma empresa com seus colaboradores.
A Responsabilidade Social 𝗗𝗘𝗩𝗘 fazer parte da missão de uma empresa e deve ser compartilhada para trazer qualidade de vida.
A importância do Marketing Social
No ponto de vista do mercado, ele é uma ferramenta muito forte para melhorar a aceitação e imagem da sua empresa, conquistando clientes novos, fortalecendo o laço com aqueles que já são clientes.
Com um olhar voltado para o lado social, você é responsável pela prática do bem devido ao capital e influência que você tem no mercado.
Com o Marketing Social, você conscientiza e promove maior tolerância e empatia através de informação e com a tecnologia à sua disposição, torna o mundo em um lugar melhor.
A responsabilidade social se torna um diferencial competitivo.
Nossas ações geram inúmeros impactos na vida das pessoas, então vamos trabalhar para que esses impactos sejam positivos, combinado?